História da Câmara de Araucária

por Interlegis — publicado 02/08/2016 14h20, última modificação 25/11/2022 11h27

O Poder Legislativo de Araucária foi criado em 1890 após a elevação de Araucária como cidade, emancipada de Curitiba e São José dos Pinhais. Naquela época, os membros que faziam parte da Câmara Municipal eram chamados de Vogais. Depois passaram a ser denominados Camaristas. Sendo apenas em 1936 que surgiu a denominação de Vereador. Hoje, a administração está na 18ª Legislatura de Araucária.

O primeiro prédio da Câmara Municipal de Araucária, esteve localizada no antigo prédio da prefeitura, localizado na praça Dr. Vicente Machado. Todas as sessões eram realizadas na sala ao lado do gabinete do prefeito.

Em 23 de novembro de 1963, o Poder Legislativo mudou para o novo local, na rua Major Sezino Pereira de Souza.

Em 1975, foi iniciada a construção da sede própria para o Legislativo de Araucária, no Jardim Petrópolis, mas a obra ficou paralisada por alguns anos, sendo inaugurada no dia 11 de fevereiro de 1985, na rua Irmã Elizabeth Werka, 55. Essa é a atual localização da Câmara Municipal de Araucária que teve a sua última reforma na sua estrutura em 1993.

Os primeiros parlamentares da cidade foram:

Padre Francisco Soja, Major Joaquim Gonçalves Palhano, Antonio Arlindo Pereira, Francisco Ramiro de Assis França e Walter Joslin. Todos empossados no dia 11 de fevereiro de 1.890.