Atuações de quem trabalha como vereador: Fiscalização

por Câmara Municipal de Araucária publicado 15/01/2021 12h18, última modificação 15/01/2021 12h18
Hoje falaremos sobre uma das atuações de quem trabalha como vereador: Fiscalização

A fiscalização dos atos do poder executivo é uma das atribuições que o Legislativo deve fazer. Afinal, é preciso que haja um equilíbrio entre os três poderes para não ocorra desmandos por nenhuma das partes, criando uma harmonia no sistema político.
O trabalho e desempenho dos prefeitos das cidades possuem os olhos vigilantes dos cidadãos, que são representados por seus vereadores, que contam com o suporte de outros órgãos, como o Tribunal de Contas, por exemplo.
São os vereadores que fiscalizam e controlam os atos do Poder Executivo, incluindo estatais e autarquias por exemplo. Outra obrigação está em inibir o descaso com o orçamento público bem como criar as comissões parlamentares de inquérito, as CPI’s.