Câmara de Araucária devolve 41% do orçamento de 2021 ao Executivo. Índice representa maior devolução da região

por luis — publicado 11/01/2023 15h45, última modificação 11/01/2023 15h53

A devolução permite que a prefeitura invista em obras de melhorias, infraestrutura, saúde, educação entre outras melhorias.

A Câmara Municipal de Araucária, por meio da presidência e diretoria-geral realizou na última semana de 2022 a devolução de R$ 16,5 milhões para os cofres municipais. Os valores entregues demonstram o rigor com o cuidado frente ao bem público. Este é o segundo ano seguido em que a Câmara de Araucária entrega mais de R$ 16 milhões à população. O montante devolvido representa 41,25% do total que a Câmara Municipal recebeu do orçamento municipal em 2022 que foi de R$ 40 milhões.

O diretor-geral da Câmara de Araucária Cléber Soczek comentou sobre a devolução dos valores: “Isso demonstra uma administração austera, que economiza recursos públicos que, apesar da obra e investimentos na modernização da Casa foi possível conseguir a devolução de valores consideráveis”, disse. Soczek falou ainda que a gestão da Câmara de Araucária teve “zelo e responsabilidade com o dinheiro público e esse valor devolvido pode ser aplicado na educação, segurança e principalmente saúde do município”, enfatizou.

A diretora do financeiro, Micheli Teixeira, ressaltou que foi feito um levantamento durante o ano sobre os projetos de trabalho em cada setor. “Foram encaminhados memorandos aos setores competentes solicitando a programação de aquisições para o ano de 2022, de posse dessas informações a chefia financeira elaborou uma previsão de gasto e de devolução ao Executivo”.

Por Lei, o poder Legislativo tem direito de receber 6% do orçamento tributável da cidade. No caso de Araucária, em 2022 o valor que a Câmara teria direito seria pouco mais de R$ 60,7 milhões sendo que foi solicitado pela ex presidência da Casa R$ 40 milhões. Se somarmos a diferença do que teria direito que não foi solicitado mais a quantia economizada, a Câmara de Araucária garantiu um retorno aos cofres públicos superior a R$ 37 milhões. Esse valor poderá ser utilizado para a realização das obras de pavimentação, equipação da Guarda Municipal, obras nas áreas de lazer e assistência social e inclusive na manutenção da tarifa do sistema Triar em R$ 1,50 e a integração com Curitiba e região.

Os valores retornados ao Executivo araucariense representam, até está data (11/01), a maior devolução da região, inclusive da capital.

Texto: Luis Gustavo

Foto: Ivone Souza