Câmara em 6 meses: parlamentares apresentaram mais de mil proposições em plenário

por Câmara Municipal de Araucária publicado 16/07/2021 08h29, última modificação 16/07/2021 08h29

O 1º semestre de 2021 da nova legislatura da Câmara Municipal de Araucária começou com os vereadores empenhados em realizar os trabalhos necessários em prol da população da cidade. Matérias que vão desde o pedido para manutenção de bueiro até a anulação orçamentária foram apresentadas e aprovadas pelos membros da Casa de Leis.

Foram apresentados pelos vereadores 1003 propostas entre projetos de lei, requerimentos e indicações ao executivo municipal. Dessas, 101 são leis propostas sendo que 18 foram devidamente publicadas em Diário Oficial.

A Câmara Municipal de Araucária, em consonância com as necessidades da população no momento de pandemia, anulou mais de R$ 3 milhões do orçamento e destinou para o executivo municipal para o enfrentamento da Covid-19. Além disso, autorizou, em tempo recorde, a entrada do município em consórcio intermunicipal de compra de vacinas. Os vereadores aprovaram também que a prefeitura comprasse vacinas por conta própria, quando tal possibilidade for permitida juridicamente.

Dentre as leis apresentadas, está a que disponibiliza pulseiras com QRCode para que idosos, pessoas com doenças mentais, neurológicas e deficiências intelectuais. Essas pulseiras devem ter as informações da pessoa para que possa ser utilizada em caso de ocorrências como acidente ou desaparecimento. A proposta foi de autoria do vereador Vilson Cordeiro – Grilo (PSL).

Outra proposta de lei aprovada foi a que determina a implantação câmera com captação de áudio nas viaturas da Guarda Municipal de Araucária bem microcâmeras acopladas nas fardas dos guardas municipais. O objetivo é trazer maior clareza nas operações e ações realizadas pela Guarda Municipal da cidade. O projeto é assinado pelo vereador Celso Nicácio (PSD).

A quantidade de materiais apresentados no Legislativo chega em média 91 proposições por vereador. Esse volume não contabilizam ainda, atos e decisões tomadas pela mesa diretora.