Com maior devolução da região, Câmara de Araucária devolve quase R$ 17 milhões aos cofres do Executivo

por Câmara Municipal de Araucária publicado 06/01/2022 14h45, última modificação 10/01/2022 10h00

A Câmara Municipal de Araucária realizou na última semana de 2021 a devolução de R$ 16,8 milhões para os cofres do Executivo Municipal. Os valores representam a proposta da economicidade que a nova Legislatura trouxe para o exercício de 2021. O montante devolvido é de aproximadamente 42,58% do que a Câmara Municipal recebeu do orçamento municipal em 2021. Se for considerar que por lei o Legislativo teria direito à R$ 45 milhões mas que solicitou pouco mais de R$ 30 milhões, a economia e zelo pelo dinheiro público em 2021 se aproxima de R$ 30 milhões.

A presidência da Câmara Municipal de Araucária enviou ofício ao Executivo sugerindo aonde os valores devolvidos possam ser utilizados. As indicações contemplam as mais variadas pastas e somam R$ 16,7 milhões ficando R$ 100 mil livres para uso em qualquer área que o executivo julgar necessário.

Dos R$ 16,8 milhões enviados à prefeitura estão R$ 3 milhões em anulação orçamentária para uso no combate à Covid-19 além de outros R$ 3,3 milhões para a educação (enviado em outubro), sendo R$ 3 milhões para a construção da Escola João Leopoldo Jacomel e o restante para a APAE.

O presidente da Câmara de Araucária, vereador Celso Nicácio (PSD) comentou a devolução dos recursos aos cofres municipais. “O encaminhamento desses valores são importantes para atender as demandas da população nas comunidades, como construção de postos de saúde, áreas de lazer entre outras ações que servirão de benefício para a nossa população”, comentou. A diretora do Financeiro, Patrícia Rebinski falou sobre o processo feito pela equipe do setor para a devolução dos valores. “Houve um empenho maior por parte dos servidores do financeiro para que os gastos internos fossem reduzidos e assim o valor a ser devolvido ao executivo fosse ainda maior tendo vista as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia. disse.

O valor repassado pela Câmara de Araucária aos cofres públicos é o maior da região e, se comparado pela proporção de população e porte da cidade, foi devolvido mais recursos que a Câmara de Curitiba, cujo valor foi pouco mais de R$ 25 milhões.

Créditos imagem: Pixabay

Acesse aqui e confira o ofício enviado pela presidência da Câmara Municipal de Araucária para a Prefeitura.