Comissão Especial de Fiscalização do Covid-19 já tem bons resultados

por Câmara Municipal de Araucária publicado 23/04/2021 16h47, última modificação 23/04/2021 16h47

Comissão Especial de Fiscalização do Covid-19 já tem bons resultados

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal para fiscalizar as ações do município no combate ao Covid-19 se reuniu ontem (22) com o secretário de saúde Adilson Seidi Suguiura e a diretora de Vigilância em Saúde Alexsandra Tomé para obter mais informações sobre as ações quanto a parada técnica na Repar/Petrobras. A conversa foi suficiente para entender o plano e a complexidade da parada na empresa.

Segundo a explicação do secretário para os vereadores Rosane Ferreira (PV), Professor Valter (Cidadania) e Ricardo Teixeira (PSDB), é que se faz necessária e urgente a parada na refinaria por entender que os riscos do adiamento desses trabalhos são superiores aos do Covid-19.

Na oportunidade, os parlamentares receberam detalhes do plano de contingência elaborado pela Petrobras durante o período de manutenção do maquinário da empresa. O plano prevê a garantia do distanciamento social entre os funcionários e o uso de álcool em gel e máscaras. Alexsandra Tomé comentou que uma das principais preocupações as Secretaria de Saúde, eram os alojamentos e lotação nos ônibus. Porém ficou afirmado que as pessoas selecionadas para trabalhar na parada virão de Araucária e cidades da região, evitando assim que pessoas de outros estados venham para a cidade. Essa medida retira a necessidade de alojamento coletivo. Quanto aos ônibus, estabeleceu uma lotação máxima de 50% que, em caso de descumprimento da norma, caberá multa para a empresa. Sendo essa medida com o apoio da população em denunciar à prefeitura a lotação.

Os responsáveis da Secretaria de Saúde passaram ainda que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está acompanhando os processos na Repar visando garantir os protocolos sanitários.

Na oportunidade, a Comissão Especial de Fiscalização das ações do município na pandemia COVID-19 encaminhou um ofício para o gerente-geral da Petrobras solicitando uma reunião para saber as expectativas de trabalho durante a parada. O encontro ainda será marcado entre a comissão e a gerência.

O que é essa Parada?

Parada é um período em que a Petrobras paralisa alguns trabalhos e realiza a manutenção e inspeção de equipamentos nas unidades de produção e tratamento de gasolina, gás de cozinha, vapor, enxofre e equipamentos auxiliares. Para a realização desse trabalho são necessários cerca de duas mil pessoas a mais nas instalações da empresa. E, segundo explicação do secretário de saúde, como a parada foi adiada a cerca de 1 ano, não é possível adiar mais, pois os efeitos da ausência de manutenções podem trazer riscos ainda piores que a transmissão da Covid-19.