Em comemoração do dia do homem, servidores têm palestra e coffe-break

por Câmara Municipal de Araucária publicado 18/07/2022 18h44, última modificação 18/07/2022 18h44

Em homenagem ao Dia Nacional do Homem, comemorado no Brasil dia 15 de julho, a Escola do Legislativo promoveu uma programação especial para eles. Sim, para eles, com o intuito de chamar a atenção para temas como princípios da equidade de gênero. Por isso, os servidores foram reunidos para assistirem uma palestra sobre “Relações de gênero ao longo da História; mudar permanências” ministrada pelo historiador e escritor Renato Mocellin.

O professor destacou a importância de romper tabus e preconceitos. “Quem nunca ouviu que homem não pode chorar, que tem que ser forte e corajoso? Essas frases, que muitos meninos crescem ouvindo, tem criado uma geração de homens que sofrem calados, sozinhos e são envolvidos por uma masculinidade tóxica. É pra conscientizar e mudar essa realidade que essa data foi criada”, explicou.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo e uma das organizadoras do evento, Dieni Schuster, “as relações de gênero são produto de um processo pedagógico que se inicia no nascimento e continua ao longo de toda a vida”. Ainda segundo ela, na palestra Mocellin abordou o tema sabiamente. “A palestra teve como foco principal, trazer a igualdade e respeito. A igualdade de gênero pressupõe uma sociedade justa para homens e mulheres. A nossa sociedade diferenciou mulheres e homens em uma prática social e, em seguida, atribuiu maior valor às características masculinas. E quando você tem dentro de uma diferença uma atribuição de maior e menor valor, gera-se a desigualdade”, expõe.

Samuel Cracco, do Setor de Almoxarifado foi um dos servidores que participou do evento e comenta que a palestra foi de grande validade para os homens. “Renato mostrou toda a evolução histórica e é muito importante a gente ter esse conhecimento, de sabermos tudo que aconteceu no passado para não cometermos os mesmos erros. Por isso achei muito importante essa palestra, principalmente a parte que ele fala sobre a evolução do ser humano durante os séculos e acredito que ainda temos muito que evoluir”, comenta. Já para o estagiário Gustavo Penter a palestra foi muito importante, “pois mostrou o quanto é necessário evoluir como ser humano e o quão é importante essa equidade de gênero”.

Logo após eles receberam um delicioso coffe-break. O evento teve a participação de Cléber Soczek e Luis Gustavo, respectivamente diretor-geral e de tecnologia da informação e comunicação social da Câmara Municipal de Araucária. Além deles, acompanharam a palestra alguns vereadores da Casa. O evento foi realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araucária.