Escola do Legislativo encerra curso básico de Libras para servidores

por Câmara Municipal de Araucária publicado 30/09/2021 16h46, última modificação 30/09/2021 16h46

Encerrou na quarta-feira (29) o curso básico da Língua Brasileira de Sinais que foi ministrada para servidores da Câmara Municipal de Araucária. A iniciativa, encabeçada pela Diretoria da Escola do Legislativo teve como intuito capacitar alguns profissionais da Casa para que possam agir, quando necessário, em casos de alguma pessoa surda vier até as instalações da Câmara.

A servidora Rayane Ferreira que trabalha na recepção da Câmara, é uma das primeiras pessoas que o público tem contato quando chegam ao prédio e ela comentou sobre a realização do curso. “Aprender a linguagem de sinais, foi algo que eu sempre quis e me encantou, por saber que podemos sempre caminhar juntos e que não há limites pra ninguém. Eu trabalho com o público e por muitas vezes não sabia conversar o mínimo com alguém que utilizasse a linguagem de sinais” disse.

Ela afirma ainda que não vê “a hora de poder usar (Libras) e claro, com muito carinho” para a pessoa que vier nessas condições até a Câmara Municipal. O curso básico de Libras foi praticado por 5 servidores que, de alguma forma, podem precisar de utilizar a língua em algum momento no exercício das funções. A avaliação consistiu em os servidores fazerem a interpretação de uma música selecionada por eles mesmo.

A preocupação com a inclusão também está presente no material audiovisual institucional da Câmara de Araucária que utilizou intérprete de Libras na produção. Para assistir, acesse o link: https://fb.watch/8lOZu5UrLn/