No ranking de transparência do TCE-PR, Câmara de Araucária fica em 7° na Região Metropolitana

por luis — publicado 05/12/2022 16h25, última modificação 05/12/2022 16h50

Posição da Câmara de Araucária superou o de outras importantes cidades, como Curitiba e São José dos Pinhais.  Índice foi alcançado durante a gestão do presidente Celso Nicácio (PSD)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) divulgou, na semana passada, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) que mede a transparência entre o Legislativo e Executivo das cidades do Paraná. Segundo o índice, a Câmara de Araucária ficou bem próximo de 100%, atingindo 90,93% de transparência. Esse resultado demonstra o empenho e zelo da gestão do Legislativo para com as contas públicas.

Essa nota aplicada pelo TCE-PR coloca a Câmara de Araucária em 7° lugar na Região Metropolitana de Curitiba ficando a frente de outras cidades de porte, como São José dos Pinhais (75%), Colombo (83%), Pinhais (50%) e inclusive a capital Curitiba, que atingiu um índice de 90,10%. Vale reforçar que esses resultados representam a avaliação especificamente das câmaras municipais, tendo o resultado das prefeituras notas diferentes. Esse resultado demonstra o rigor com que o vereador Celso Nicácio (PSD) que preside a Câmara de Araucária faz e delega aos diretores de cada setor da Casa de Leis.

A diretora do Financeiro, Micheli Teixeira comentou a avaliação. “Sempre tivemos foco na transparência, trabalhamos diariamente para que a população araucariense tenha acesso às informações do trabalho desenvolvido nessa Casa de Leis”, disse. Os pontos que são avaliados pelo Tribunal de Contas são os mais variados, como o que exige a relação completa de servidores, editais de licitação dentre outros apontamentos.

É possível consultar a lista completa clicando aqui