Secretário de saúde, Carlos Andrade, participa de reunião com vereadores para falar sobre o combate ao COVID-19

por Câmara Municipal de Araucária publicado 06/05/2020 16h58, última modificação 06/05/2020 16h58

Na tarde desta terça-feira (05), no plenarinho da Câmara, os vereadores receberam o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Andrade, para falar sobre as ações que estão sendo tomadas pelo Executivo Municipal no combate ao coronavírus.

Estiveram presentes na reunião a presidente da Câmara Amanda Nassar, os vereadores Aparecido da Reciclagem, Ben Hur, Celso Nicácio, Fábio Alceu, Fábio Pedroso, Lucia de Lima e Tatiana Assuiti e assessores representando os vereadores ausentes.

Centro Especial de Combate ao Coronavírus

Carlos informou que o Centro Especial de Combate ao Coronavírus Sandra Maria Aparecida Ribeiro, localizado no complexo do NIS, será responsável por receber todos os pacientes com qualquer sintoma de gripe, não apenas os casos suspeitos ou confirmados do Coronavírus. O atendimento será 24h, com 4 médicos durante o dia e 3 à noite, com capacidade para 58 leitos, 25 já em funcionamento, e dois respiradores.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o UPA continuarão atendendo os demais casos. Para o secretário, esta ação se faz necessária para evitar que pessoas sem sintomas possam ser contaminadas nestas unidades.

Para conseguir suprir o número de funcionários necessários nesses atendimentos especiais, durante a situação emergencial, Carlos destaca que a secretaria pretende contratar cercar de 110 funcionários por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que ao fim das ações de combate ao Coronavírus serão dispensados.

UTI

O secretário Carlos confirmou que estão estudando a implantação de mais 9 leitos de UTI no HMA para tratar pacientes graves com crise respiratória e que a discussão está sobre os valores, se haverá a necessidade de um aditivo no contrato com a Santa Casa de Birigui, gestora do HMA, uma vez que os equipamentos serão da prefeitura, mas os funcionários serão do HMA.

Novos respiradores

Segundo o secretário, foram adquiridos 13 novos respiradores pela SMSA e 4 equipamentos serão arrumados pela UFPR.

Consultas eletivas

Além das medidas de combate ao Coronavírus, Carlos diz que a intenção é dentro de 10 dias retomar 70% das consultas eletivas, respeitando as medidas de proteção ao COVID-19. “As atividades do HMA e das UBS não irão parar. Precisamos apenas preservar a saúde e integridade dos nossos funcionários.”