Secretário de saúde vêm até a Câmara Municipal esclarecer problemas enfrentados pela população no HMA e no PAI

por Câmara Municipal de Araucária publicado 19/04/2022 16h52, última modificação 19/04/2022 16h52

Na tarde desta terça-feira (19), o secretário de saúde, Adilson Suguiura, a diretora-geral da secretaria, Camila de Mello e a diretora técnica Patrícia de Oliveira estiveram na sala de reuniões da presidência da Câmara Municipal conversando com os parlamentares sobre as condições enfrentadas na saúde do município, mais especificamente no âmbito da pediatria.

Patrícia de Oliveira explicou as demandas e que muitas vezes, casos que poderiam ser atendidos nas UBS’s são encaminhados para o PAI. “Nesses casos é dada opção ao responsável que procure o posto, mas também não é obrigado a sair de lá” afirma. Outro ponto trazido é que alguns atendimentos não são de Araucária. “Muitas vezes quando questionamos sobre a unidade, descobrimos que nem são de Araucária, são de Curitiba, Contenda”, enfatizou Oliveira.

O secretário Adilson Suguiura afirmou que a pasta está “trabalhando para conter casos de superlotação, mas a saúde é muito sazonal, nem sempre a demanda é grande e às vezes é enorme”, diz.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Vagner Chefer (Podemos) comentou sobre a vinda do secretário e equipe. “Essa presença do secretário importante, pois esclarecem fatos que acontecem no HMA e mais especificamente no PAI onde a população reclama da superlotação e o que acontece com a empresa terceirizada que atua no hospital” comentou.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Ben Hur (Cidadania), Grilo (União), Aparecido da Reciclagem (PDT), Professor Valter (Cidadania), Pastor Castilhos (PL) Irineu Cantador (PSD), Pedrinho da Gazeta (Cidadania), Ricardo Teixeira (PSDB) e Vagner Chefer (Podemos).