Série Chefes da Câmara: Emanoele Savagin - Chefe do Processo Legislativo

por Câmara Municipal de Araucária publicado 08/03/2021 11h55, última modificação 08/03/2021 11h55

Série Chefes da Câmara: Emanoele Savagin -  Chefe do Processo Legislativo

Emanoele Savagin é graduada em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia, ambos conquistados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela é servidora do quadro efetivo da Câmara Municipal de Araucária há sete anos. Há um ano ocupa o cargo de Chefe do Processo Legislativo, função essa que é a de coordenar as atividades da Diretoria do Processo Legislativo da Câmara Municipal de Araucária.

Questionada sobre o que considera a principal conquista das mulheres, Emanoele é clara em dizer que as principais conquistas das mulheres é “a possibilidade de ocupar espaços que antes eram exclusivos aos homens e a autonomia construída através da conquista de direitos civis, políticos e sociais”. Para exemplificar essa situação, Emanoele comenta sobre o direito de votar e ser votada, a escolarização formal, adentrar no mundo do trabalho, gerir o próprio patrimônio, direitos contraceptivos, entre outras conquistas. Porém, ela relembra que “há um conjunto de desigualdades concomitantes com essas conquistas, como a naturalização da dupla jornada, feminicídio, assédio em uma série de esferas, dentre outros”, explana.