Série Chefes da Câmara: Rosane Ferreira (PV)

por Comunicação publicado 29/03/2021 16h11, última modificação 29/03/2021 16h11

Rosane Ferreira nasceu em Clevelândia, cresceu em União da Vitória e reside em Araucária desde 1982. É enfermeira aposentada, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É casada e mãe de dois filhos. Atuou na Secretaria de Saúde de Araucária por mais de 25 anos, sendo coordenadora de Unidades de Saúde, supervisora e diretora dos Departamentos de Assistência à Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Em 1990 filiou-se ao Partido Verde do Paraná, o presidindo de 2011 a 2015, sendo eleita Deputada Estadual (2007 – 2010) e Deputada Federal (2011 - 2014). Na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, Rosane Ferreira aprovou diversas leis e proposições que beneficiaram diretamente os araucarienses e toda a população do Paraná e do Brasil.

Única representante mulher nesta 18ª Legislatura, Rosane lembra que com 131 anos de emancipação política, apenas sete mulheres conquistaram uma cadeira na Câmara de Araucária. A primeira mulher eleita Vereadora foi somente há 20 anos com Marilda Gilinski. “Nós mulheres precisamos ocupar os espaços de poder como forma de garantir a representação de metade da população e do eleitorado brasileiro. E a única forma de ampliar essa representação é começar a participar da política partidária, ocupando cargos diretivos e trabalhando para conscientizar outras mulheres”, ressalta.

Para Rosane, “é preciso a compreensão de que o trabalho é sério, árduo e necessário, colocar nossos nomes à disposição dos partidos e ocupar os espaços para fazer com que as coisas funcionem no Brasil”, completa.

Rosane foi eleita Vereadora de Araucária (2021-2024) pelo Partido Verde. É possível acompanhar o mandato curtindo a página da parlamentar no Facebook.