Série Conheça os Novos: Rosane Ferreira (PV)

por Câmara Municipal de Araucária publicado 05/05/2021 13h40, última modificação 05/05/2021 13h40

Série Conheça os Novos: Rosane Ferreira (PV)

Nessa série em que apresentaremos os novos vereadores da Câmara Municipal de Araucária, falaremos sobre a história do parlamentar e suas expectativas para essa nova experiência: A função de vereador.

Hoje apresentamos Rosane Ferreira do PV.

Rosane Ferreira é a única mulher a conquistar uma cadeira na Câmara de Araucária para esta 18ª Legislatura (2021-2024). Embora seja o primeiro mandato como Vereadora na cidade, a enfermeira aposentada, casada e mãe de dois filhos, tem uma longa história de participação política e defesa dos interesses dos araucarienses.

Natural de Clevelândia, cresceu em União da Vitória e reside em Araucária desde 1982. Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), possui especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 1990 filiou-se ao Partido Verde do Paraná, o presidindo de 2011 a 2015, sendo eleita Deputada Estadual (2007 – 2010) e Deputada Federal (2011 – 2014).

Como enfermeira concursada (hoje é aposentada), atuou na Secretaria Municipal de Saúde por mais de 25 anos, sendo coordenadora de Unidades de Saúde, supervisora e diretora dos Departamentos de Assistência à Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Como representante eleita na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, Rosane aprovou diversas leis e proposições que beneficiaram diretamente os araucarienses e toda a população do Paraná, inclusive com destinação de recursos orçamentários que melhoraram a vida das pessoas.

Para este novo desafio agora como Vereadora, a sétima em 131 anos de história política da cidade, Rosane garante que não medirá esforços para apresentar e defender propostas que valorizem áreas vitais para a cidade como Saúde, Educação e Meio Ambiente. “Ao defendermos investimentos para melhorar as políticas públicas nessas áreas, estaremos diretamente beneficiando a vida de milhares de famílias para esta e as futuras gerações”, argumenta.

Rosane enfatiza ainda que a defesa dos direitos das mulheres, o fim da violência e a garantia de uma vida digna e com respeito devem ser o foco da sua atuação na Câmara: “Se olharmos a Saúde e a Educação constatamos que são áreas formadas majoritariamente por mulheres, que cuidam da própria família e das outras famílias. Ao ajudarmos a mulheres ajudaremos o conjunto da sociedade e não vamos nos furtar a esse compromisso”.