Servidoras da Câmara participam de palestras em alusão à Campanha Outubro Rosa

por Câmara Municipal de Araucária publicado 31/10/2022 12h10, última modificação 01/11/2022 09h17

A fim de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Câmara Municipal de Araucária, por meio da Escola do Legislativo, promoveu uma atividade em alusão à campanha “Outubro Rosa”. As servidoras da Casa, que vestiram rosa, participaram de palestras sobre prevenção e superação.

 

A enfermeira Michele Trzaskos de Carvalho, uma das palestrantes, trouxe informações sobre o câncer de mama, suas principais causas, sintomas, como ter o diagnóstico e como prevenir a doença. De acordo com a profissional, o autoexame desempenha uma importante função nessa luta, pois contribui para a detecção precoce. A indicação é que as mulheres se examinem sete dias após o início do período menstrual, para não correr o risco de identificar falsos nódulos devido a alterações no corpo. Já para as que se encontram na menopausa, o recomendado é fazer o autoexame uma vez por mês.

 

A convidada, Margarete Schezoske, falou dos desafios que enfrentou no combate ao câncer e a importância de fazer o autoexame. “Eu tinha mania de fazer o toque e sempre me olhar no espelho e em uma dessas vezes eu vi algo estranho na mama esquerda. Era algo que não tinha antes e aí já fiquei preocupada. No outro dia na hora do banho eu fiz novamente o toque e encontrei um nódulo”, relata. Em alguns momentos a emoção tomou conta e ela não segurou o choro. “Eu descobri o nódulo em junho e em setembro começou minha luta”, descreve.

Dieni Schuster, diretora da Escola do Legislativo e uma das organizadoras, destaca a importância das mulheres prestarem a atenção para o tratamento precoce da doença e comenta sobre a relevância dos esclarecimentos. “A palestra foi de grande valia, com foco em alertar, esclarecer dúvidas das nossas servidoras. Contamos com a participação de uma enfermeira especialista em saúde da mulher e com o depoimento da Margarete que nos trouxe comoção, ela que passou pelo câncer de mama e hoje que nos faz ver que é possível dar a volta por cima e vencer essa doença que muitas vezes nos assusta”, diz.

 

CAMPANHAS

 

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

Por Ivone Souza/Fotos: Ivone Souza