Servidoras têm palestra e coffe break em comemoração ao mês da mulher

por Câmara Municipal de Araucária publicado 01/04/2022 15h30, última modificação 01/04/2022 15h42

A tarde desta quinta-feira (31), foi marcada por um momento muito especial para as servidoras da Câmara Municipal de Araucária. Foi realizada uma palestra e um coffe break em comemoração ao mês da mulher, que contou com a participação das servidoras da Casa além de funcionárias da empresa prestadora serviços.

O evento ocorreu na sede da Associação dos Servidores e trouxe o historiador e escritor Renato Mocellin como palestrante no qual abordou as conquistas das mulheres ao longo da história. Renato diz que algo que liberta a mulher é o estudo seguido de um trabalho, pois assim elas tem uma independência maior. No entanto, ressaltou que ainda há muito que ser conquistado. Ainda de acordo com Mocellin, as coisas só mudarão mesmo por meio da educação. “A mulher tem que saber dos seus direitos e lutar por seus eles” enfatizou.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo e uma das organizadoras Dieni de Lima Schustere, o evento foi importante pois mostra que a mulher deve ter seu espaço e local de fala respeitado, além de serem ouvidas verdadeiramente. “Entender a história da mulher na sociedade, igualmente de gênero, equidade no mercado de trabalho, entendimento do impacto que causam as questões de classe social e raciais na vida de uma mulher são essenciais e tornam o protagonismo feminino um tema essencial nas discussões contemporâneas”, explica.

Rayane Ferreira foi uma das servidoras que participou do evento e comenta que a palestra foi de grande validade para as mulheres. “Renato nos mostrou as estatísticas do feminicídio que antigamente elas não denunciavam tanto e agora estão com mais coragem para fazer isso”, relata. Outro ponto de grande destaque para Ferreira foi o incentivo na questão dos estudos. “Nós precisamos estudar, pois nós somos tudo aquilo que estudamos”, expõe.

Além do evento, as servidoras receberam um coffee break e uma lembrancinha especial. Um gesto singelo, para agradecer o apoio e incentivo de cada mulher na história e nos trabalhos de Câmara Municipal, já que, assim como na sociedade, elas representam a maioria no trabalho do Legislativo.

O evento teve a presença e participação de Cléber Soczek e Luis Gustavo, respectivamente diretor-geral e de tecnologia da informação e comunicação da Câmara Municipal de Araucária. Além deles, acompanharam a palestra os vereadores Ben Hur Custódio (Cidadania) e Vilson Cordeiro – Grilo (União). O evento foi realizado pela Escola do Legislativo em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação Social.

Confira aqui as fotos do evento. https://flic.kr/s/aHBqjzHZAK

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.