Sessão Ordinária é retomada com a aprovação de 9 Leis dentre elas a que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19

por Câmara Municipal de Araucária publicado 18/03/2021 16h35, última modificação 18/03/2021 16h35

Na manhã desta quinta-feira (18) os parlamentares se reuniram para concluírem a Sessão Ordinária que começou na última terça-feira (16) e que por problemas técnicos não pôde ser finalizada naquele dia. E nos trabalhos de hoje ocorreu a votação e discussão de projetos de Lei bem como indicações e requerimentos dos membros da Casa.

Na sessão foram aprovadas 9 projetos de Lei, dentre eles 3 que vão para sanção do Poder Executivo: a Lei que dispõe sobre a Educação Ambiental na cidade de autoria do Executivo; a Lei que cria o “Dia do Desapego Consciente” que dispõe sobre a doação de materiais recicláveis, de autoria do vereador Ben Hur (CIDADANIA) e Lei de autoria do vereador Celso Nicácio (PSD) que torna de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Rocha Pombo.

Além disso, foi aprovada em 1° discussão a Lei que autoriza o Município a comprar vacinas contra a Covid-19, que é de autoria dos vereadores Celso Nicácio (PSD) e Ben Hur (CIDADANIA). Dentro disso vale lembrar que a Câmara Municipal está destinando R$ 2 milhões do seu orçamento para que a Secretaria Municipal de Saúde possa comprar os imunizantes.

Mais uma vez o tema do combate à Covid-19 tomou conta das discussões. A decisão da mesa diretora em destinar R$ 2 milhões para a compra de testes da Covid-19 teve amplo debate entre os parlamentares, com quem defendia que o valor deveria ser totalmente destinado à vacina e outros a compra de testes. Outro assunto que entrou em discussão foi a situação em que prestadoras de serviço da Petrobras não cumprem com uma Lei Municipal que determina que 70% dos funcionários sejam moradores aqui mesmo de Araucária.

A discussão, iniciada pelo vereador Aparecido da Reciclagem (PDT) foi complementada pelos vereadores Ricardo Teixeira (PSDB) e Pedrinho da Gazeta (CIDADANIA). Eles comentaram da Lei de 2015 que exige esse número mínimo de funcionários sendo da cidade. Durante a explanação, os vereadores concordaram em atuar para que tal Lei seja cumprida pelas prestadoras de serviço.