Vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Quais são as vacinas que temos atualmente no país?

por Câmara Municipal de Araucária publicado 08/07/2021 11h43, última modificação 08/07/2021 11h43

A vacinação segue ocorrendo em todo o país e em Araucária não é diferente. No momento no Brasil temos 4 opções de vacinas disponíveis que foram devidamente aprovadas pela Anvisa para o uso definitivo ou emergencial. Porém um fato está chamando a atenção das equipes técnicas de saúde: a escolha de qual vacina tomar. Trazemos aqui um resumo sobre quais vacinas temos, quem produz e principalmente a forma de elaboração. Confira abaixo:

Coronavac:

Ela é produzida pelos laboratórios Sinovac da China em parceria com o Intituto Butantan em São Paulo. Essa vacina utiliza o método tradicional na produção das vacinas: o uso do vírus morto (ou inativado) da Covid-19. Quando entra no organismo ele provoca uma resposta imunológica imediata.

Covishield:

Essa vacina foi elaborada pela Universidade de Oxford no Reino Unido em parceria com o laboratório AstraZeneca. No Brasil a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) quem produz e distribui a vacina. Nela é usado o adenovírus que é um vírus vivo (não a Covid-19) que está presente em chipanzés.

Pfizer:

Essa vacina é produzida pela própria Pfizer junto com o laboratório BioNTech. Essa vacina da contra a COVID-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções (tipo um manual de instruções) ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina.

Janssen:

A técnica utilizada pela Janssen é semelhante à da vacina Covishield da AstraZeneca, que utiliza o adenovírus (um vírus vivo). O diferencial dela é que apenas uma dose garante a imunização da pessoa, diferente das demais que precisam de duas doses.

É importante ressaltar que a melhor vacina é aquela que está disponível no mercado e que principalmente está autorizada para o uso. Não escolha a vacina, escolha se imunizar, pois a Covid-19 não escolhe.