Câmara de Araucária completa 100 dias de nova Legislatura com quase 600 matérias apresentadas em plenário

por Câmara Municipal de Araucária publicado 03/05/2021 16h37, última modificação 03/05/2021 16h37

Os 11 parlamentares que representam a população na Câmara Municipal de Araucária completaram recentemente 100 dias de trabalhos desde a posse no dia 1 de Janeiro de 2021. Durante todo esse período, foram realizadas 10 sessões plenárias, sendo 6 remotas, formato esse que foi inédito, e garantindo o isolamento social entre os servidores da Casa.

Até o presente momento, foram apresentados 594 matérias legislativas pelos parlamentares. Sendo 50 projetos de lei, 32 requerimentos, mais de 400 indicações entre outros itens que foram levados ao plenário. Cada item com a sua devida importância, atende aos anseios da população ou melhoram as condições de trabalho internamente na Câmara Municipal.

Para o Diretor-Geral da Câmara, Cleber Soczek os trabalhos na pandemia foram totalmente atípicos na Casa: “Uma situação complicada para o mundo todo e lidar com servidores em trabalho remoto e sessões remotas foram situações novas e que precisou uma adequação dos trabalhos”, afirma.

Uma das principais medidas promovidas pela Câmara Municipal foi a austeridade no uso do dinheiro público, como afirma o presidente, vereador Celso Nicácio (PSD): “Essa Legislatura com a intenção em ajudar o município nas finanças e contribuir com o combate à Covid-19, anulamos ou estamos em processo de anulação de alguns valores da Câmara que serão destinados para que a Secretaria Municipal de Saúde possa comprar vacinas e teste do Covid-19”, comentou.

Veja abaixo os números dos trabalhos nesses primeiros 100 dias dos parlamentares na Câmara Municipal de Araucária:

- 50 Projetos de Lei;

- 32 Requerimentos;

- 495 Indicações;

- 5 Moção de aplausos;

- 6 Emendas em PL’s;

- 4 Atos da Mesa;

- 2 Projetos de Resolução

Uns dos projetos de Lei aprovados foi o que autoriza o Poder Executivo a adquirir vacinas por meio de consórcio de municípios ou por conta própria. A iniciativa leva em consideração o aumento dos casos de infecção e mortes pela Covid-19 em todo o país, principalmente no Paraná; e a dificuldade do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde em adquirir e distribuir as vacinas para a população.

Dentro disso, é levado em conta, que o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski teve a sua liminar que autorizava estados e municípios a adquirirem a vacina por conta própria aprovada pelos demais ministros da Corte.

O projeto que é de autoria dos vereadores Celso Nicácio (PSD) e Ben Hur Custódio (Cidadania) visa garantir a rápida imunização da população araucariense evitando que casos aumentem colapsando o sistema de saúde e principalmente, o número de mortos, permitindo assim, a abertura econômica da cidade. A medida conta ainda, com um valor oriundo da anulação de verba da Câmara Municipal de Araucária.