Câmara destaca importância do serviço de Família Acolhedora e aprova Moção de Aplausos às famílias participantes

por Iohana de Camargo publicado 29/04/2025 16h14, última modificação 29/04/2025 16h14

Durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araucária, realizada nesta terça-feira (29 de abril), a assistente social Wania Wolf, coordenadora da Proteção Social Especial – Alta Complexidade, fez uso da tribuna para apresentar os avanços e desafios do serviço de acolhimento por meio da Família Acolhedora no município.
Segundo Wania, após divulgações anteriores realizadas na própria Câmara, o serviço teve um aumento de 33% no número de famílias habilitadas em menos de um mês. Apesar do avanço, a coordenadora reforçou que ainda é necessário ampliar a rede de acolhimento. “Esse serviço só acontece com o apoio da sociedade civil. Sem famílias dispostas a acolher, o serviço simplesmente não existe”, afirmou.
O serviço de Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento prevista em legislação nacional desde 2009, e implementada em Araucária a partir de 2019. Desde então, 44 famílias participaram do programa, acolhendo mais de 60 crianças e adolescentes em situações de violação de direitos. Essas crianças, muitas vezes vítimas de negligência ou violência, são encaminhadas judicialmente ao serviço e, por meio das famílias acolhedoras, recebem não apenas abrigo, mas cuidado, afeto e novos referenciais de vida.
Wania compartilhou relatos emocionantes de transformação proporcionada por essas famílias: crianças que conheceram o significado de uma ceia de Natal, o prazer de um almoço em família ou mesmo a experiência de ver o mar pela primeira vez. “Quando a gente ensina bons hábitos a uma criança, a gente muda uma família. E quando a gente muda uma família, a gente transforma uma sociedade”, destacou.
Em reconhecimento a esse trabalho, foi aprovada por unanimidade durante a sessão a Moção de Aplausos nº 17/2025, de autoria do vereador Paulinho Cabeleireiro, destinada às famílias acolhedoras do município.
A Moção, além de homenagear quem já atua no serviço, também busca incentivar novas famílias a participarem dessa rede de acolhimento, garantindo que mais crianças tenham a oportunidade de viver experiências de cuidado e pertencimento.