CMA terá restrições nas divulgações institucionais no período eleitoral

por Câmara Municipal de Araucária publicado 13/07/2022 16h40, última modificação 13/07/2022 16h40

A partir desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Araucária (CMA) alterará a forma de divulgação das notícias, referentes aos parlamentares da Casa, em respeito à legislação eleitoral e aos princípios da transparência em razão das eleições, que vai até o dia 02 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno).

Dessa forma, durante este período, só serão divulgados publicações referentes à publicidade legal e conteúdo informativo neutro nos canais oficiais da Câmara Municipal de Araucária. Os textos devem se limitar à divulgação do fato ou das informações necessárias para a prestação de serviços, evitando adjetivações, depoimentos ou enaltecimento de agentes públicos, programas, instituições e ações. Citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente.

O objetivo é evitar qualquer ação que possa favorecer candidatos e, portanto, ter possibilidade de afetar a isonomia da disputa eleitoral. Neste período de restrições ficarão proibidas, por exemplo, publicações contendo nomes e imagens dos vereadores que caracterizem promoção pessoal.

Além disso, notícias sobre os projetos de lei e os requerimentos serão identificados no texto apenas pelo código numérico da proposição, sem imagem e nome do autor dos projetos. A transmissão oficial das sessões continuarão sendo transmitidas pelo Facebook e YouTube porém terá o chat desativado neste período.

De acordo com o diretor de tecnologia da informação e comunicação social Luis Gustavo Oliveira, essas medidas visam garantir que não haja nenhuma manifestação politica inadequada neste momento pré eleitoral e eleitoral. “Precisamos garantir a integridade do bem público e trabalharmos com isonomia”, explica.

Mesmo que a totalidade dos parlamentares não sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatários.

Mídias Sociais

O conteúdo a ser divulgado nas páginas e perfis institucionais das mídias sociais segue a mesma orientação acima. Todavia, a equipe de comunicação intensificará o trabalho de moderação de comentários em suas redes, sendo excluídos todos os comentários de cunho eleitoral - tais como a divulgação de nomes de candidatos, números e siglas de partidos ou coligações políticas ou slogans partidários.

Os conteúdos postados em perfis pessoais são da exclusiva responsabilidade de cada servidor e parlamentar e não estão sujeitos à legislação eleitoral.