Mulheres comemoram 89 anos da conquista do direito ao voto no Brasil

por Câmara Municipal de Araucária publicado 24/02/2021 16h11, última modificação 24/02/2021 16h11

Hoje (24) se comemora 89 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Porém, apesar desse feito, ainda faltam muitas barreiras que as mulheres precisam derrubar para garantirem representatividade e participação junto à população seja no Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário.

Segundo o portal da Câmara dos Deputados, a primeira eleição que ocorreu no Brasil foi em 1532 com a escolha dos membros do Conselho Municipal da Vila de São Vicente em São Paulo. A conquista do voto feminino aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1932 durante a Era Vargas, que permitiu o direito na eleição seguinte (1934) que mulheres que exerciam profissão remunerada votassem. O direito ao voto tornou-se universal para todas as mulheres a partir da Constituição de 1988 onde permitiu que as analfabetas também poderiam votar. Ou seja, para que mulheres de todo tipo de perfil (classe social, solteira, cor, alfabetização, se trabalhava ou não) tivesse direito ao voto, levou 456 anos.

Essa disparidade reflete também na eleição de cargos seja no executivo ou legislativo. Atualmente a Câmara dos Deputados tem 77 mulheres do total de 513 parlamentares e no Senado Federal, 12 de 81 vagas. Já na Câmara Municipal de Araucária temos uma vereadora ante 11 cargos a disposição.

Sobre essa situação, a única vereadora da Câmara, Rosane Ferreira (PV) comentou sobre a importância dessa conquista e lembrou que a política reflete as nossas escolhas. “Isso é de suma importância, todas as politicas são feitas e construídas a partir da politica partidária e todas as politicas são feitas a partir das pessoas e escolhas que nos representam. Ter só homens ditando ou organizando a vida em sociedade gera uma distorção tendo em vista que 53 % do eleitorado é mulher”, afirma.