O trabalho em prol do amor por Araucária; Edilton Karas se aposenta após mais de 30 anos na Câmara de Araucária

por Câmara Municipal de Araucária publicado 25/02/2022 11h10, última modificação 25/02/2022 14h21

Servidor com mais de três décadas de experiência, Edilton Ernani Karas é um dos rostos mais conhecidos dentro da Câmara Municipal. Começou os trabalhos em julho de 1991 e só parou mesmo com a tão aguardada aposentadoria. Desde então tem desempenhado um excelente trabalho na casa.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, é um apaixonado por contar histórias e viu na Câmara Municipal uma oportunidade de conhecer melhor e contar muitas histórias do município de Araucária. Cidade esta que nasceu em 13 de julho de 1958. Ao longo desses trinta anos, Edilton escreveu e fez parte de muitos acontecimentos históricos da cidade. Dentro da casa fez grandes resgates históricos. Um dos feitos foi fazer um levantamento sobre todos os Vereadores que já tiveram assento no Parlamento desde 1890, ano da fundação do município.

Descendente de família com origem polonesa, com bastante tradição em Araucária, basta contar as ruas que são nomeados pelos seus ascendentes. Filho de Leonardo Karas e Maria Terezinha Karas é também bisneto materno de Joaquim Ramos Ribeiro uma grande figura politica da região de Campo Redondo, sendo inclusive um dos primeiros Presidentes da Câmara Municipal de Araucária.

Confira a conversa entre Edilton e a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal:

- O que a Câmara representa para você?

Eu trabalhei na Câmara por mais de 30 anos, e se for contar mais os 5 anos que eu trabalhei na Prefeitura, foram mais de 35 anos dedicados à Araucária. E quando se é servidor público, o importante é você se esforçar e usar toda a sua capacidade e imaginação para o desenvolvimento do seu município, procurando ajudar as administrações a dar boas condições de vida à sua população. Então, estes anos de trabalho representam o melhor que eu pude oferecer à cidade onde eu nasci.

- Quais trabalhos você desempenhou por aqui?

A maior parte do tempo eu trabalhei no setor do Processo Legislativo, organizando as sessões, preparando o material que os Vereadores deveriam votar, acompanhando junto às Comissões e à Mesa Diretora para que tudo saísse dentro da legalidade e depois fazendo os encaminhamentos das proposições aprovadas, até a publicação no Diário Oficial. Durante várias gestões exerci a função de Coordenador do Processo Legislativo, mas também atuei em outros setores da Câmara, tais como: Cerimonial, Sindicância, Licitação, Conferência e Recebimento de Materiais, Avaliação de Documentos e Estágio Probatório. Mas, no início, meu trabalho era mais direcionado ao jornalismo, que é minha formação e meu cargo é de redator. Elaborava matérias, boletins e informativos para divulgar e prestar contas das atividades desenvolvidas pelos Vereadores.

- Conte uma curiosidade vivida aqui na Casa?

Nesses 30 anos aconteceram muitas coisas, engraçadas e inspiradoras. Tive a sorte de trabalhar com colegas competentes e bem-humorados. Mas um momento especial que eu gosto de lembrar é de uma sessão solene aqui na Câmara para homenagear a Cúria Metropolitana e Dom Pedro Fedalto. Ao agradecer a honraria que estava recebendo, o Bispo disse que as pessoas deveriam ser como o pinheiro araucária: deveriam ter raízes profundas, para não correr o risco de cair diante das intempéries da vida, manter o tronco ereto, para não se curvar ante os problemas, e ter os braços abertos como os galhos do pinheiro, que de tempos em tempos dão frutos, que são os pinhões.

Qual o maior desafio que enfrentou?

Quando cheguei não conhecia muito o trabalho daqui, não tinha ideia de como funcionava, então fui fazendo cursos para me atualizar melhor. Mas uns dos maiores desafios que acontece de vez em quando é o político. Mas temos que ser sempre diplomáticos.

Como o trabalho na Câmara te transformou?

Eu sou de Araucária e até então eu não conhecia muito a história do local e isso fez com que eu conhecesse melhor o município, pois eu prezo muito essa coisa histórica. Foi a partir daí fiquei cada vez mais interessado.

- Qual mensagem você deixa para os colegas que ficam por aqui?

Que deem o melhor de si, tanto para atender os vereadores, quanto os companheiros de trabalho e também à população que procura a Câmara, pois o papel do servidor público é justamente servir, respeitando as leis e as pessoas.