Série Chefes da Câmara: Angelica Mika - Chefe de Gabinete

por Câmara Municipal de Araucária publicado 10/03/2021 10h20, última modificação 10/03/2021 10h48

Série Chefes da Câmara: Angelica Mika - Chefe de Gabinete

Angelica Mika Jagodzinski, tem 31 anos e é natural aqui mesmo de Araucária. Atualmente  mora no bairro da Campina da Barra. Ela já conhece o funcionamento da Câmara, pois trabalha por aqui desde a gestão de 2017. Nesse período atuou como assessora do vereador Celso Nicácio de janeiro de 2017 a novembro de 2019 e até dezembro de 2020 teve a oportunidade de compor a Escola do Legislativo Municipal de Araucária até dezembro de 2020.

Hoje, Angelica faz parte do quadro de funcionários do gabinete do vereador Vilson Cordeiro – Grilo (PSL). Ela é chefe de gabinete e, junto dela, estão as assessoras Lisandra, Magali e Thaís. Segundo Angelica, isso “mostra o espaço que as mulheres conquistaram em um ambiente que por muitos anos foi dominado por homens”.

Questionada sobre o que considera a principal conquista das mulheres, ela faz uma linha do tempo que representa essa luta:

·1827- Meninas são liberadas para frequentarem a escola.

·1879- Mulheres conquistam o direito ao acesso à faculdade.

·1910- Primeiro partido político feminino é criado.

·1932- Mulheres conquistam o direito ao voto.

·1962- É criado o Estatuto da Mulher Casada.

·1974- Mulheres conquistam o direito de portarem um cartão de crédito.

·1977- A Lei do Divórcio é aprovada.

·1979- Mulheres garantem o direito à prática do futebol.

·1985- É criada a primeira Delegacia da Mulher.

·1988- A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens.

·2002- “Falta de Virgindade” deixa de ser crime.

·2006- É sancionada a Lei Maria da Penha.

·2015- É aprovada a Lei do Feminicídio.

·2018- A importunação sexual feminina passou a ser considerado crime.

Angelica explana ainda que “é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher foi criado por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa, isso mostra a forças que as mulheres têm, sempre lutando e buscando igualdade dentro da sociedade”.